PORTO – Inscrições abertas para formação gratuita em Programação dirigida a jovens e desempregados

O programa de capacitação para o desenvolvimento de competências em programação, designado Power Code, tem inscrições abertas para 15 vagas. Potenciar a inserção profissional de jovens em situação NEET (Not in Education, Employment or Training – nem estudam nem trabalham) e de desempregados de longa duração é o principal objetivo da formação gratuita, que será ministrada pela Cidade das Profissões.

Os interessados podem candidatar-se através de um formulário e automaticamente entram no processo de seleção que contemplará três momentos: validação dos critérios de acesso; prova de seleção que incide sobre a motivação dos candidatos e as suas apetências interpessoais e uma fase de avaliação das competências técnicas dos candidatos.


Com vista à reconversão profissional de públicos desfavorecidos, especialmente jovens em situação NEET e desempregados de longa duração, o Power Code consiste num processo de capacitação inovador, de natureza intensiva (com a duração de 4 meses), através do qual 15 participantes serão capacitados em bases de código e programação, essenciais para se tornarem programadores qualificados e capazes de ingressar ou reingressar no mercado de trabalho.


Este programa visa também dar resposta à grande necessidade de formar programadores na área das Tecnologias de Informação, pelo aumento substancial de ofertas de emprego que o Porto tem sentido nestas áreas profissionais.


A formação inclui também o apoio aos participantes na organização dos respetivos currículos, portefólios e outros documentos de apresentação, sendo igualmente traçados perfis individualizados para facilitar a integração entre os participantes e os potenciais empregadores.


Adicionalmente, serão criados estágios “on the job” para os participantes, reforçando as condições para a sua rápida inserção no mercado de trabalho.O Power Code surge no contexto das ações dinamizadas no âmbito do programa AIIA – Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa que tem como objetivo promover a inclusão social e contribuir para a diminuição da pobreza e do desemprego nos territórios mais vulneráveis do concelho do Porto.


Para se inscreverem, os candidatos deverão reunir os seguintes requisitos:-

Jovens em situação NEET (até aos 29 anos) ou desempregados de longa duração

– Residência na cidade do Porto- Possuir o 12º ano

– Bons conhecimentos de Inglês- Capacidade para trabalhar em equipa

– Capacidade para receber e dar feedback

– Vontade de aprender coisas novas

– Espírito de entreajuda

– Ser humilde

– Não procrastinar


+ Info: presencialmente na Cidade das Profissões (Rua das Flores, 152), através do telefone 223 392 360 ou do email cidadedasprofissoes@cm-porto.pt.

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link!

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *