Novas regras para levantar dinheiro e fazer pagamentos

A lém das mudanças nas cadernetas, as bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixam de servir para pagamentos. E as mudanças não se ficam por aqui …

A entrada em vigor em Portugal de uma diretiva europeia sobre serviços de pagamentos exige medidas de segurança reforçadas.

Tanto é assim que, já a partir de sábado, dia 14 de setembro, as cadernetas bancárias deixam de poder ser usadas para levantar dinheiro – passando a estar limitadas à consulta do saldo disponível e aos movimentos contabilísticos.

Também as bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixam de servir para pagamentos, passando apenas a poder ser usado o chip.

Novas regras para levantar dinheiro e fazer pagamentos

Além disso, os cartões matriz (códigos), que têm sido usados para dar segurança a movimentos de conta bancária online, vão deixar de servir. O acesso à conta bancária pela Internet ou pelas aplicações no telemóvel passa a exigir uma medida extra de acesso. Os bancos vão começar a enviar um código por SMS para o telemóvel dos clientes quando pretendem aceder às suas contas, como medida de segurança extra.

Para já, fica adiada a proibição de pagar com cartão de crédito as compras e serviços adquiridos online, usando apenas o número do cartão e os dígitos de segurança.

Artigo original em:
e-konomista.pt/noticia/novas-regras-levantar-dinheiro-fazer-pagamentos

Leia também:

Cuidado com o crédito online! Confira intermediários e exija sempre a FIN

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link!

Author: PLE

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como cancelar uma transferência bancária | PLE - Penso Logo Existo - […] fazemos uma transferência bancária. Felizmente, há um sistema que ajuda a prevenir que enviemos dinheiro para a pessoa errada,…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *