Fatos interessantes sobre a música “Smells Like Teen Spirit” – Nirvana

Quando questionado sobre a música “Smells Like Teen Spirit”, Kurt Cobain (vocalista dos Nirvana) disse:

“Eu estava tentando escrever a derradeira música pop. Eu estava basicamente tentando tirar vantagem da banda The Pixies.”

Kathleen Hanna, a vocalista da banda Bikini Kill, deu a Cobain a ideia para o título dessa música quando ela grafitou “Kurt Smells Like Teen Spirit” na parede do quarto dele depois de uma noite que eles passaram bebendo e fazendo graffitis pela área de Seattle. Em seus dias antes de Courtney Love, Cobain namorou com Tobi Vail (que também foi vocalista de Bikini Kill), mas ela deixou-o. Vail usava um desodorante com o nome “Teen Spirit”, e Hanna estava sugerindo que Cobain estava marcado com o perfume dela.

Hanna e Kurt ficaram bastante embriagados naquela noite, e Hanna contou:

“Nós terminamos no apartamento de Kurt e eu quebrei um monte de coisas. Eu peguei um marcador “Sharpie” e escrevi em toda a parede do quarto – era arrendado e por isso eu não deveria ter feito isso. Eu desmaiei com o marcador na mão e acordei com ressaca.”

Seis meses depois, ela recebeu um telefonema de Cobain, perguntando se poderia usar o que ela escreveu na parede para uma letra.

“Eu fiquei pensando, como ele vai usar ‘Kurt Smells Like Teen Spirit` numa letra?” – disse Hanna.

Kurt Cobain não sabia quando ele escreveu a canção, mas “Teen Spirit” era uma marca de desodorante para meninas. Kurt pensou que Hanna estava elogiando seu espírito rebelde, como alguém que poderia inspirar a juventude. As vendas do desodorante “Teen Spirit” dispararam quando a música “Smells Like Teen Spirit” se tornou um sucesso, embora o produto nunca tenha sido mencionado nas letras.

Com esta música, a banda Nirvana ajudou a incendiar a loucura “grunge”, que se caraterizava por guitarras ruidosas, letras angustiadas e roupas de flanela. Grunge era um visual e som que era distorcido e emotivo, liderado por bandas que saíam do Noroeste dos Estados Unidos. Pearl Jam e Soundgarden foram outras bandas grunge de topo da época. Cobain costumava descartar o termo como um rótulo sem sentido quando perguntado sobre isso em entrevistas, mas o baixista Krist Novoselic explicou que o que definia o grunge era um som de guitarra grunhido e orgânico.

Cobain disse que escreveu esta música porque estava se sentindo: “aborrecido com a apatia da minha geração, e com minha própria apatia e falta de coragem”. Este sentimento de desprendimento foi o que levou a letras como “Oh well, whatever, nevermind.” Krist Novoselic acrescentou: “Kurt realmente desprezava o mainstream.”

A frase “Here we are now, entertain us” era algo que Cobain costumava dizer quando chegava em uma festa.

curiosidades sobre a musica Smells Like Teen Spirit do Nirvana

O nome do álbum “Nevermind” foi tirado da letra da música “Smells Like Teen Spirit”:
And I forget just why I taste
Oh yeah, I guess it makes me smile
I found it hard, it was hard to find
Oh well, whatever, nevermind

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link!

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *