Enigma que se tornou viral no Facebook

Há um enigma a dar que pensar aos utilizadores do Facebook. É um problema de lógica matemática, que tem mais de uma opção válida e já recebeu mais de dois milhões de comentários.

Olhar bem, perceber o raciocínio e eis a resposta: 40. Será correto? O enigma partilhado no Facebook no passado dia 18 já soma mais de 93 mil partilhas e recebeu mais de dois milhões de comentários, mas nem todos deram a mesma resposta. Alguns (milhares) responderam 96. Em qual ficamos, afinal?

enigma viral do facebook

Na primeira linha surge “1+4=5” e na seguinte “2+5=12”. À partida, os sinais “+” e “=” teriam outro significado que não “soma” e “igual” uma vez que o resultado correto seria “7” e não “12”.

Mas, se pegarmos no resultado da primeira linha – “5” – e o somarmos ao “2+5” da segunda linha, então o resultado “12” já “bate certo”.

Continuando este raciocínio, se adicionarmos este “12” à conta da terceira linha “3+6” o resultado a que se chega é 21. Logo, somando este valor – 21 – à quarta linha – “8+11” – o resultado a que se chega é 40.

 

E quem respondeu 96? Como chegou aos 96? O “El País” diz que tal é possível aplicando o método de propriedade distributiva de resolução de equações, isto é, “a + a x b”. No caso concreto do enigma será:

1 + 1 x 4 = 5

2 + 2 x 5 = 12

3 + 3 x 6 = 21

8 + 8 x 11 = 96

Ou seja, a tudo depende do ponto de vista matemático e das interpretações que podemos fazer no cálculo.

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link.

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *