CUIDADO – SMS fraudulento em nome do Continente

Acabei de receber um SMS do Continente. Isto é, exatamente do número que o Continente (hipermercado) costuma enviar. É deste número que recebo os alertas para usar os cupões ou as promoções que estão a fazer ou outras mensagens.

O SMS dizia que “Anabela” tinha sido vencedora do sorteio de Novembro. Eu sei que não me chamo Anabela, mas como a minha mulher é Anabela e uso os cartões de toda a família (incluindo o dela) achei “normal”. Seria a primeira vez na vida que ganharia um prémio num sorteio. Maravilha. E o Continente oferecia-me alguma credibilidade.



Com base nessa credibildade, cliquei no link. Se repararem bem, o endereço “5pk.us/” é logo por si suspeito. Mas mesmo assim, como vinha do Continente abri. Não custava nada. A que link fui dar?

Hummm. Muito estranho. Mas estava escrito num português aparentemente correto e (mais uma vez) o SMS vinha do Continente. Mas o endereço era estranho “loyaltyprize.site”?!.

Continuei a espreitar. Respondi a duas perguntas só para ver até onde ia a coisa. Claro que aquilo cheirava a esturro. Mas queria confirmar. Fui ver os comentários. Eram de pessoas que já tinham ganho o tal telemóvel S10. Era um bom prémio.

Procuro sempre erros ortográficos. É sempre o primeiro sinal de burla.

Aqui confirmei que era mesmo fraude. Ninguém diz que está “entusiasmado(a)”. Fechei o site e liguei para o serviço de apoio ao cliente do Continente para os avisar da burla em nome deles.

A funcionária do Call Center do Continente explicou-me que estes SMS estão a ser muito frequentes e estão a par de que são enviados a partir do número deles. Também são enviados a partir do número da Worten. Se conhecerem mais casos partilhem nos comentários.

Se continuasse a responder ao “inquérito” para receber o telemóvel teria de dar a morada, outros dados pessoais e o número do cartão de crédito. TUDO FRAUDE e BURLA. As empresas não têm nada a ver com estas burlas. A minha foto (Pedro Andersson) e a do Contas-poupança também anda na internet a vender produtos e nós não conseguimos saber quem está por trás disso. Não temos nada a ver com isso, OK?

NUNCA responda a estes SMS. Em caso de dúvida ligue para a marca de onde vêm.

Muito cuidado e avise os seus familiares e filhos adolescentes para terem muito cuidado com e-mails e SMS mesmo que venham de fontes aparentemente credíveis. Apague e não pense mais no assunto.

Este artigo foi escrito pelo PEDRO ANDERSSON e publicado originalmente em: contaspoupanca.pt/2019/11/05/cuidado-sms-fraudulento-em-nome-do-continente

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link!

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *