Confira 5 dicas para se dar bem na entrevista de emprego e arrase!

O momento da entrevista de emprego traz muita pressão para que tudo dê certo e isto pode atrapalhar o resultado. É um dos momentos mais assustadores para a maioria dos candidatos, principalmente para quem busca um trabalho pela primeira vez.

É comum o candidato sentir insegurança, nervosismo e ansiedade; mas é importante não deixar isso transparecer para o entrevistador. A entrevista costuma ser a primeira oportunidade de a empresa conhecer o candidato pessoalmente, entender como ele se comunica e se comporta, em determinada situação.

Para te dar mais tranquilidade neste momento, segue abaixo 5 dicas para se dar bem na entrevista de emprego. Seguindo estas dicas você se destacará entre os outros candidatos. Vamos a elas!

1. Currículo
Capriche na elaboração do currículo de uma forma que valorize os seus pontos fortes e minimize os seus pontos fracos. As informações apresentadas devem estar extremamente claras para que não haja dúvidas. Dependendo de sua profissão, faça um currículo mais criativo.

2. Pesquise sobre a empresa
Um ponto fundamental é saber informações sobre a empresa. Use a internet para pesquisar sobre empresa onde quer trabalhar, o que ela faz ou produz, se é nacional ou não, como ela é vista no mercado, sua área de atuação, seus pontos fortes e fracos, número de funcionários, entre outros.

O entrevistador pode perguntar o que você acha da empresa e é bom estar preparado. Além disso, procure demonstrar vontade de fazer parte da empresa. Mas tome cuidado para não parecer bajulação.

3. Comunicação
Fale apenas o necessário. Não seja precipitado ao responder as perguntas de entrevista e reflita bem antes de falar. Evite respostas monossilábicas como “sim” ou “não” e interaja com o entrevistador. Evite erros de português, gírias e palavrões.

Não fale mal de empregos ou chefes anteriores, prefira focar no aprendizado que estas situações te trouxeram, demonstrando que possui maturidade para lidar com situações desconfortáveis. Esteja informado sobre o cargo e coisas que possam agregar à função ou à empresa. Demonstre conhecimento de forma tranquila.

4. Vista-se bem
Se informe sobre o perfil da empresa para descobrir o nível de formalidade necessário nas roupas para a entrevista, se possível passeie nos arredores e verifique como os funcionários costumam se vestir. Em todo caso, evite decotes, roupas curtas e maquiagem muito forte. Seja discreto e simples.

Não é necessário usar terno e gravata, mas camisa branca, calça preta e sapato fechado, funciona para todo mundo. Cuide de sua higiene pessoal com unhas aparadas e limpas, e cabelo arrumado. Antigamente barba e bigode eram mal vistos, mas hoje já não é mais assim, então capriche na apresentação.

5. Seja você mesmo
Seja sincero mostrando no que você é bom. Não invente mentiras ou histórias sofisticadas para tentar impressionar. Não adianta dizer que domina determinado idioma, por exemplo, e no caso de um teste, passar por mentiroso. Caso o cargo tenha um requisito que você não domina, deixe claro sua vontade de aprender.

Seja você mesmo, pois, o perfil comportamental pesa o mesmo do que as competências técnicas ou capacidade intelectual. Além disso, uma pessoa introvertida pode não se encaixar em um cargo que exija extroversão, por isso, considere o seu jeito de ser, também.

Atualmente muitos entrevistadores têm analisado as mídias sociais dos candidatos, então tenha cuidado com o que você posta e seja coerente. Se postou uma foto bebendo cerveja, não vá dizer na entrevista que nunca bebe. Mantenha a cabeça erguida e responda as perguntas olhando no olho do entrevistador.

Boa sorte

Esteja preparado e confiante. Mantendo a calma e seguindo estas 5 dicas para se dar bem na entrevista de emprego você terá sucesso!

Se estas dicas foram úteis, compartilhe este artigo! Para mais conteúdos como este, continue em nossa página e nos acompanhe para novidades.

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link!

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *