Como fazer uma alimentação saudável com base na roda dos alimentos

A Roda dos Alimentos oferece-nos uma ilustração simples e esclarecedora sobre os fundamentos essenciais da filosofia da nutrição. A ideologia empregue nesta representação gráfica é a de que, ao contrário da crença popular, todos os alimentos comportam consigo benefícios essenciais ao bom funcionamento do organismo, devendo, por isso, ser incluídos na dieta de qualquer pessoa.

Sendo que a chave para uma alimentação saudável é o consumo proporcional e variado de alimentos de todos os grupos alimentares, é importante aprender a interpretar correctamente esta ilustração nutricional, de forma a conseguir implementá-la eficazmente na sua vida.

 

Como fazer uma alimentação saudável com base na roda dos alimentos

De seguida, seguem-se algumas dicas para uma correta introdução da roda dos alimentos na sua alimentação:

1- Estude a tabela nutricional de todos os alimentos presentes na roda, e coloque ambos num sitio visível, onde possam ser consultados com facilidade. Uma roda dos alimentos na porta do frigorífico, ou na parede da sua cozinha, será sempre uma forma de se relembrar com frequência dos seus objetivos nutricionais, tornando-se assim mais fácil seguir uma alimentação correta, sempre de acordo com a ideologia da roda dos alimentos.

2- Aposte na diversidade, e não na quantidade. Em vez de ingerir 3 ou 4 grandes doses de comida diariamente, tente optar por 6 ou 7, mas em menor quantidade. Isto dar-lhe-á a oportunidade de introduzir um maior número de alimentos na sua dieta, e consumi-los em proporções mais adequadas.

3- Consuma vários alimentos do mesmo grupo. Há pessoas que têm uma ideia errada em relação ao conceito de consumir alimentos de todos os grupos alimentares, acreditando, por vezes, que de cada grupo podem apenas escolher um que corresponda à sua preferência, e assim consumi-lo diariamente, ignorando todos os restantes. No entanto, para que sejam retirados todos os benefícios nutricionais de cada grupo alimentar, é necessário fazer uma ingestão moderada de cada um dos seus alimentos, de forma a usufruir do melhor que cada um deles tiver para oferecer. Todos os alimentos são diferentes, e por isso, apesar de poderem ser ricos num determinado nutriente, terão em falta outros tantos, pelo que, é necessário retirar os restantes de outras fontes alimentares.

Nova Roda dos alimentos completa

4- Mergulhe no mundo das receitas, e descubra o quão deliciosos, quando bem utilizados, os alimentos que mais detesta se poderão tornar. Comer verduras nem sempre tem de ser uma tarefa aborrecida. Quando preparadas com um pouco de criatividade e bom gosto, poderão revelar-se refeições extremamente agradáveis. Dessa forma, para que aprenda a apreciar melhor todos os tipos de alimentos, dedique algum do seu tempo a pesquisar receitas que lhe pareçam interessantes, e verá que aqueles alimentos que tão enfadonhos considera começarão a ganhar um lugar especial na sua lista gastronómica preferencial.

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link.

Author: PLE

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas para ter um coração saudável | PLE - Penso Logo Existo - […] 10- Analise a nova roda dos alimentos. Isso irá ajudar a que faça uma alimentação mais saudável. […]
  2. Curso E-Learning de Alimentação Saudável e Nutrição | PLE - Penso Logo Existo - […] ITI disponibiliza o curso de Alimentação Saudável e Nutrição em regime […]
  3. Dicas de como introduzir os vegetais na alimentação | PLE - Penso Logo Existo - […] que você já sabe que os vegetais são indispensáveis para uma alimentação saudável e equilibrada. Eles reforçam o sistema imunitário, regularizam…
  4. Alimentos para deixar a pele bonita e brilhante | PLE - Penso Logo Existo - […] existem muitos fatores que são importantes para fazer você parecer saudável e bela, tais como alimentação adequada, boa noite…
  5. 7 nutrientes essenciais para a beleza e saúde dos seus cabelos | PLE - Penso Logo Existo - […] tudo isto, ter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para conseguir um cabelo belo e […]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *