Como a música pode aumentar sua produtividade no trabalho

Que ouvir música faz bem para saúde e nos estimula emocional e intelectualmente, isso basta ter ouvidos e um coração para se ter certeza. Uma pesquisa da universidade de Miami, no entanto, veio a confirmar aquilo que a maioria de nós já sabe: ouvir música no trabalho costuma melhorar a produtividade do funcionário. Como é comprovado que a música melhora o humor, aqueles que escutam, especialmente seu gênero preferido, durante as tarefas costuma as terminar mais rápido e melhor.

ouvir musica aumenta a produtividade no trabalho

“Quando se está estressado, pode tomar decisões precipitadas, por conta de um nível de atenção muito baixo. Quando seu humor está positivo, você costuma analisar melhor as opções”, afirma Teresa Lesiuk, professora de musicoterapia da Universidade de Miami e pesquisadora responsável pelo estudo.

Não por acaso, é confirmado que a música ativa uma região do cérebro responsável pela liberação da dopamina, espécie de química do prazer, similar a quando comemos nosso prato preferido – e, além de atento, um funcionário feliz é um funcionário melhor.

Realizar tarefas chatas com mais rapidez, diminuir a tensão do trabalho, se concentrar, encontrar criatividade e imaginação, tudo isso pode ser estimulado tanto por suas músicas preferidas quanto por boas músicas que te surpreendam, que você jamais tenha ouvido antes.

As recomendações do estudo são para pausar a música quando for ler algo ou absorver uma informação nova, dar preferência a músicas instrumentais quando for realizar uma tarefa mentalmente exaustiva e, é claro, usar fones de ouvido – pois a música que te estimula pode ser o pesadelo do funcionário ao lado.

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link!

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *