Benefícios da natação

A natação é considerada uma das actividades físicas mas completas – isto porque o exercício de nadar faz movimentar grande parte dos músculos do corpo humano. Além disso, os benefícios da natação são ainda maiores para as pessoas que conseguem nadar os 4 estilos: peito, crawl, costas e borboleta porque estarão a movimentar e a trabalhar todos os grupos musculares.

Além de mexer com os músculos, a natação mexe também com o coração, o cérebro e com as emoções, e por isso a afirmação que a natação é o desporto mais completo é na realidade uma afirmação com fundamento.

Para quem está a iniciar-se na natação recomenda-se que comece por praticar os estilos costas e crawl, com o devido acompanhamento de um instrutor. O instrutor é fundamental para quem está iniciando a prática da natação uma vez que a sua função será a de corrigir posturas e movimentos. Nadar de forma desequilibrada (postura e movimentos errados) pode causar lesões, uma vez que a pessoa pode forçar demais uma só parte do corpo.

Outro dos benefícios da natação é a eliminação de gorduras e o fortalecimento muscular, no entanto para começar a notar resultados é necessário no mínimo 1 mês de prática de natação (3 sessões por semana de cerca de 45 minutos cada).

Nadar é benéfico para toda a gente, no entanto, as pessoas que têm problemas na coluna vertebral devem nadar mais nos estilos costas e crawl; as mulheres grávidas devem evitar o estilo borboleta e as pessoas hipertensas não devem puxar demais no exercício – devendo controlar a frequência cardíaca para não correrem riscos desnecessários.

Nadar é um exercício para todas as idades, por isso qualquer pessoa pode tirar partido dos benefícios da natação.

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link.

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *