As ações de formação do IEFP estão de volta e são de presença obrigatória
Está inscrito no IEFP? A partir do próximo dia 18 de Maio estão de regresso as ações de formação, e são de presença obrigatória.
Após a suspensão de todas as ações de formação e da obrigação da procura ativa de emprego (que ainda se mantém), o Instituto do Emprego e Formação Profissional já veio referir a data de regresso das formações presenciais.
Será no próximo dia 18 de Maio que o IEFP voltará com as suas ações de formação presencial nas suas instalações. Ainda que numa altura sensível, o Instituto garante atender às recomendações de higiene e segurança devido à Covid-19.
A data em questão teve como referência o retorno das atividade letivas nas escolas, explica o Instituto do Emprego e Formação Profissional:
“Neste momento decorrem nessa modalidade várias centenas de ações de formação, abrangendo mais de 17.000 formandos, o que equivale a aproximadamente 27% do número de formandos existentes aquando da suspensão da formação presencial”.
No que diz respeito a formações práticas realizadas em contexto de trabalho, é garantido a sua continuidade. Isto se as entidades em questão se encontrem a laborar e caso haja um acordo entre as partes (formando/a, tutor/a e serviço de formação profissional).

Foi convocado? É obrigado a marcar presença
Com o regresso das ações de formação do IEFP, é necessário estar atento a possíveis convocações.
Em caso de convocatória presencial a um centro de emprego, a pessoa “deve comparecer uma vez que estão garantidas todas as condições de higiene e segurança”. Ainda assim, existem execções:
Para além disso, caso seja uma convocatória para uma sessão por videoconferência, a obrigatoriedade mantém-se. Em ambas as situações e em caso de falta de cumprimento, está a incorrer em risco de penalização (caso não justifique as faltas).
Fonte: SAPO 24