Afinal, o que são os cursos IEFP?

Os cursos do Instituto do Emprego e Formação Profissional são financiados pelo Estado português com vista a desenvolver e melhorar as competências profissionais dos seus cidadãos desde 1931.

iefp cursos

Esse tipo de formação é gratuita e é oferecida nas escolas profissionais, como no Centro de Emprego e Formação Profissional, mas há requisitos que precisam ser preenchidos antes do candidato poder ingressar num curso IEFP.

Os requisitos são variáveis e dependem da formação do candidato, do seu nível de escolaridade e da sua idade. Os cursos IEFP estão disponíveis para todos cidadãos de Portugal desde que tenham idade superior aos 14 anos de idade. Portanto, são cursos oferecidos para jovens e adultos.

As opções de cursos do IEFP são muito diversas. Existem cursos de línguas estrangeiras, cursos de formação de técnicos e cursos de formação de operadores. Por exemplo, algumas das opções são: curso de língua alemã e língua inglesa; curso de técnico de desenho gráfico e técnico de turismo; e curso de operador de fotografia e curso de operador de jardinagem. Essas são algumas das inúmeras opções que o interessado pode aprender.

O objetivo dos cursos IEFP é gerar uma mão-de-obra eficiente e com qualificação profissional reconhecida na União Europeia. Isso é importante pois o profissional formado não estará a competir apenas no mercado nacional português, mas em todos os países membros da União Europeia.

Os cursos do IEFP buscam sanar os problemas de desemprego através do uso da socialização do conhecimento como forma de acabar com o desemprego. Outros objetivos são o desenvolvimento de ofícios e microempresas artesanais, a reabilitação profissional, a criação de postos de trabalho, a inserção profissional e o ajuste entre oferta e demanda na procura de emprego, deste modo formando pessoas para as necessidades que o mercado requer.

Tanto para jovens que buscam alguma qualificação, quanto para adultos que estão em busca de uma nova chance no mercado de trabalho, os cursos IEFP são uma excelente opção. Os cursos oferecidos são importantes para fornecer conhecimento técnico e empregabilidade aos seus usuários. Aos jovens os cursos podem dar uma força inicial no seu currículo e em suas carreiras profissionais devido ao estudante já sair desde cedo com algum grau de conhecimento profissional reconhecido.

Os cursos IEFP, para os adultos, são importantes na formação de pessoas que enfrentam uma situação de desemprego, para pessoas que buscam um segundo emprego para ter uma renda extra e por permitir que pessoas desenvolvam novos ofícios e carreiras de maneira eficiente e adequada as demandas do mercado.

Os cursos IEFP são importantes na inserção social de pessoas no mercado de trabalho e importantes em uma formação qualificada e reconhecida em Portugal e na União Europeia. Não é difícil de se inscrever em uma das muitas opções de formação profissional e eles são uma boa experiência para jovens e adultos.

Ao ingressar em algum dos cursos do IEFP os candidatos estarão juntos de uma rede de apoio que fornece currículos e acesso ao mercado de todos os países da União Europeia. O IEFP também oferece uma base de dados com ofertas de emprego, apoios ao empregado e até recrutamento no estrangeiro.

Os alunos dos cursos do IEFP também estarão ligado a uma rede de apoio à contratação, à mobilidade geográfica, ao empreendedorismo, ao programa Emprego Jovem Ativo e a diversos incentivos que podem fazer a diferença ao se procurar e se ingressar em alguma nova carreira.   

Poderá consultar os cursos IEFP disponíveis através no site do IEFP aqui.

  • Fonte: Universia

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link!

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *