A História por trás da música Love Will Tear Us Apart dos Joy Division

Em que é que Ian Curtis se inspirou para escrever a música Love Will Tear Us Apart?

 

Bem, a história é bem simples…

 

A música “Love Will Tear Us Apart” foi escrita como uma resposta cínica à música “Love Will Keep Us Together” dos The Captain & Tennille. O vocalista dos Joy Division, Ian Curtis, escreveu a letra em um momento terrível da sua vida quando seu casamento estava acabando.

 

A letra de Love Will Tear Us Apart pode ser considerada autobiográfica. O casamento de Ian Curtis estava sob pressão no momento em que ele escreveu a letra por causa de um caso que ele estava tendo com uma mulher belga.

 

A música foi lançada em abril de 1980, e tal como os seus outros singles, ela não entrou para os tops de vendas. Um mês depois, deprimido com o fim de seu casamento e com problemas de saúde, Ian Curtis se enforcou. O single foi relançado em junho e tornou-se o primeiro e único hit dos Joy Division.

 

O título desta canção está inscrito como um epitáfio na lápide de Ian Curtis.

 

O baixista da banda – Peter Hook – revelou em uma entrevista de 2014 que esta canção representa o melhor trabalho da banda. “Essa música tem tudo”, disse ele. “Uma grande linha de baixo, sintetizadores maravilhosos, uma boa amostra do talento de Stephen na bateria, a guitarra simples mas eficaz que se tornou uma das nossas imagens de marca.”

 

Essa música é de muitas maneiras uma analogia à vida pessoal de Ian Curtis. A canção evoca sentimentos positivos, mas com uma corrente de dor e depressão. Peter Hook revelou: “É muito estranho realmente, porque as letras são muito obscuras, mas eu acho que a música é muito edificante – nenhuma outra música dos Joy Division funciona como essa. As pessoas ficam loucas com essa música quando a tocamos ao vivo, mas é realmente bastante sombria.”

 

historia da musica love will tear us apart

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *