9 coisas que não sabia sobre Bob Dylan (o homem que não quer saber do Nobel)

Bob Dylan foi o vencedor do Nobel da Literatura de 2016 e provavelmente existem factos que não conhecia sobre um dos maiores cantores de sempre.

É mais uma para a lista de curiosidades sobre Bob Dylan: a Academia Sueca desistiu de tentar contactar diretamente o músico norte-americano a quem atribuiu o Prémio Nobel da Literatura.

Apesar dos contactos insistentes, a única resposta de Dylan tem sido o silêncio. Aliás, no próprio dia em que lhe foi atribuído o galardão o músico deu um concerto em Las Vegas e não fez qualquer comentário sobre o assunto.

curiosidades sobre Bob Dylan

9 coisas que não sabia sobre Bob Dylan

1. Ele poderia ter sido conhecido por Elston Gunn

O nome verdadeiro de Dylan é Robert Allen Zimmerman. Antes de ser conhecido por “Bob Dylan” no início dos anos 60 ele criou o pseudónimo “Elston Gunn” ao apresentar-se como um jovem músico.

2. Ele abriu o discurso de Martin Luther King em Washington

A 28 de agosto de 1963, mais de 200 mil pessoas reuniram-se em Washington numa marcha pelos direitos civis. Com apenas 22 anos, Dylan cantou “Only A Pawn In Their Game” com Joan Baez.

3. As dezenas de concertos por ano

Desde 1988, Dylan atua em pelo menos 80 concertos ao vivo por ano e, por isso, os fãs apelidaram as suas atuações de “Never Ending Tour”.

4. Ele nunca teve um single no primeiro lugar da Billboard

O mais alto que chegou na tabela foi com “Like a Rolling Stone” em 1965, alcançado o segundo lugar.

5. Dylan escreveu “Knockin’ On Heaven’s Door” para um Western

Em 1973, Dylan apareceu num pequeno papel no filme “Pat Garrett e Billy the Kid”. O processo de filmagem e pós-produção foi uma confusão e o realizador Sam Peckinpah foi demitido antes do lançamento do filme. Bob gravou algumas músicas para a banda sonora, entre elas “Knockin’ On Heaven’s Door”, um dos hits mais conhecidos do cantor.

6. Não ficou impressionado com o primeiro homem na lua

De acordo com a revista Rolling Stone, Dylan disse: “Qual é o propósito de se ir à lua? Para mim, não faz qualquer sentido.”

7. Quando Elvis Presley morreu, Dylan não falou durante uma semana

Dylan afirmou que se não fosse por Elvis e Hank Williams “poderia não estar a fazer o que faz hoje.”

8. Dylan é escritor, realizador e pintor

Embora seja conhecido como músico, Dylan trabalhou numa série de outros campos artísticos. Publicou Tarantula, um poema em prosa experimental, em 1966, e escreveu o primeiro volume de um livro de memórias de três partes, Chronicles, Volume One, em 2004. Em 1978 co-escreveu e reallizou Renaldo e Clara, um filme de quatro horas.

9. Ele é muito mais que o EGOT

Diz-se que alguém faz parte do “clube” EGOT quando já ganhou os prémios Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Depois de ter ganho muitos deles, também soma os prémios Pulitzer, a Medalha Presidencial da Liberdade, e agora, o Prémio Nobel da Literatura.

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *