7 nutrientes essenciais para a beleza e saúde dos seus cabelos

Desde sempre que o cabelo é uma caraterística fundamental da imagem de cada pessoa, sendo encarado como símbolo de juventude, beleza e vitalidade.

Os fios de cabelo são compostos maioritariamente por queratina (proteína), água, lípidos e minerais – os quais são essenciais para um cabelo bonito e saudável.

7 nutrientes essenciais para a beleza e saúde dos seus cabelos:

– Aminoácidos

Os aminoácidos são muito importantes para o crescimento e o fortalecimento capilar, ajudando ao mesmo tempo a prevenir a queda do cabelo.

Portanto, é importante o consumo de produtos que contenham estes componentes, ou seja, produtos que contenham as proteínas essenciais, como é o caso do leite (e derivados), carne, ovos e peixe.

– Sódio e Potássio

Estes 2 componentes são fundamentais para o equilíbrio da água no fio de cabelo, de forma a manter a sua hidratação.

O sódio provém de alimentos como o tomate, aipo e frutos do mar, enquanto que o potássio pode ser encontrado nas bananas, frutos secos, leguminosas, carnes magras, grãos integrais, entre outros.

nutrientes essenciais para o cabelo

– Cobre

O cobre desempenha um papel importante no crescimento capilar, e pode ser obtido ingerindo castanhas, nozes, fígado e cacau em pó.

– Ferro

O ferro é um nutriente essencial para a produção dos glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigénio no sangue. O défice de ferro enfraquece o cabelo provocando a sua queda.

Alguns alimentos ricos em ferro: carnes vermelhas, amêndoas, ovos, fígado, soja, passas, canela, lentilha e folhas escuras.

– Enxofre

Trata-se de um nutriente essencial para a formação da queratina.

– Zinco

O zinco intervém no processo de síntese das proteínas, e contribui para a diminuição da oleosidade.

O zinco está presente na gema de ovo, nozes, carne e gérmen de trigo.

– Vitaminas (A, B, C, E e CoQ10)

Estes nutrientes melhoram a microcirculação no couro cabeludo e interrompem a degeneração das células capilares, contribuindo assim para diminuir a calvície; Melhoram também a elasticidade dos fios de cabelo e regulam a multiplicação celular.

Estas vitaminas encontram-se em alimentos como a cenoura, abacate, soja, gema de ovo, peixe, carnes magras, nozes, amendoins, sementes de girassol, etc.

Por tudo isto, ter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para conseguir um cabelo belo e atraente.

Receba as novidades do Blog no seu email:

Irá receber um email com um link de confirmação. Não se esqueça de clicar nesse link!

Author: PLE

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *